BMW F 800 GS: substituição das pastilhas de freio dianteiras


Nas revisões que realizo antes das viagens, sempre me deparo com o mesmo problema: será que esse [óleo / pastilha de freio / pneu / relação / etc] aguenta até o final da motocada? Quando uma peça está no fim da vida, é fácil decidir pela troca – mas quando a quilometragem da viagem é ligeiramente maior do que a vida útil restante, é possível optar pela substituição no meio da viagem.

Mas aí eu preciso saber trocar essa peça!

Pois é. A boa notícia é que a maioria das peças é de fácil substituição com poucas ferramentas e algum conhecimento em manutenção de motocicletas, partes importantes da maleta e do currículo de qualquer motociclista. O artigo de hoje, mais um na categoria manutenção, será sobre a troca das pastilhas de freio dianteiras da BMW F 800 GS.

Itens necessários para o serviço:

  • Chave soquete torx 12 mm
  • Alicate
  • Martelo
  • Chave phillips fina
  • Pastilhas

Ferramentas necessárias

Pastilhas EBC

A chave phillips, como é possível perceber na primeira imagem, está sem o cabo: ele se perdeu sabe-se lá quando e isso transformou essa chave na extratora perfeita de pinos, uma vez que o martelo pode batucar à vontade sem o risco de quebrá-la (e foi provavelmente ele quem quebrou noutra empreitada).

Apenas dois parafusos torx fixam a pinça na bengala: neste lado, o esquerdo, eles prendem também o suporte do cabo do sensor do ABS, que não atrapalha em nada o serviço (basta deixá-lo preso ao cabo). Se for a primeira remoção dos parafusos, é provável que estejam com a trava química colocada durante a montagem e pode ser necessário forçar um pouco para que eles afrouxem.

Pinça

Uma vez removido o par de torx, a pinça está pronta para a retirada do grampo que prende o pino das pastilhas – o que pode ser feito com um alicate ou uma chave de fenda; retirado o grampo, chegou a vez de martelar o pino com a chave phillips para que ele saia do outro lado e as pastilhas sejam liberadas (essa ordem pode ser invertida – primeiro retirar o grampo e o pino e depois os parafusos torx – se o pino estiver travado ou não houver um apoio adequado para martelá-lo para fora).

Grampo e pino das pastilhas

No buraco, o pino da pastilha

Pinça sem as pastilhas e com os pistões aparentes

Repare bem na foto acima: neste momento, o manete do freio não pode ser acionado, pois pressionados pelo fluido e sem um limitador de curso, os pistões poderão saltar longe e transformar uma divertida manutenção em um grande problema. Depois de colocar as pastilhas novas e executar os passos na ordem inversa, é importante testar o freio empurrando a moto antes de voltar a rodar.

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logo_tedesco_motors
Há um bom tempo, adquiri um pneu para minha ex-Harley Davidson Fat Boy na Tedesco Motors (de onde também vieram as pastilhas que aparecem neste artigo) e fui muito bem atendido, motivo pelo qual divulguei naquele artigo o site da loja. Para minha alegria, na semana passada eles ofereceram um par de pastilhas de freio EBC para sortear entre os leitores do Diário de Bordo: para concorrer, basta deixar um comentário neste artigo (o sorteado deverá escolher o modelo das pastilhas no site da Tedesco Motors).

As regras para o sorteio são as seguintes:

  1. Os interessados em participar devem deixar um comentário neste artigo;
  2. Cada comentário (um por participante), pela ordem de postagem, receberá um número crescente que inicia em zero e é incrementado em uma unidade a cada nova postagem;
  3. Serão levados em consideração os comentários postados aqui até o dia 20/12/2013 e de acordo com o final do primeiro prêmio da Loteria Federal do dia 21/12/2013 o comentarista será premiado (sua identificação será o e-mail cadastrado no comentário);
  4. Para facilitar a premiação, se existirem até 10 comentários será levado em consideração apenas o último dígito (o primeiro candidato receberá o número 0) do número sorteado na Loteria Federal; até 100 comentários, os dois últimos (o primeiro candidato receberá o número 00) e assim sucessivamente;
  5. Para fins de comprovação, o comentarista sorteado se compromete a deixar um comentário neste artigo quando receber as pastilhas;
  6. O envio será feito pela própria Tedesco Motors.

Boa sorte a todos!

31 Comentários

Excelente dica sobre a troca. Minha moto( XT660R ) também usa das mesmas pastilhas que tua moto e sempre usei-as. Têm um ótimo custo-benefício. [00, 25, 50, 75]

Pirex , boa noite!
Parabéns mais uma vez, pelo o ótimo blog. Quanto ao sorteio, gostaria muito de ser um dos premiados para presentear a “Gorda” com um par de pastilhas EBC.
Grande abraço. [01, 26, 51, 76]

Piréx,

seu blog é foda, principalmente quando são artigos sobre manutenção. Mesmo minha moto sendo uma Hornet, acho um barato ler as manutenções da GS aqui! Abraços [02, 27, 52, 77]

Boas dicas Pirex ! Obrigado por compartilhar ( compartilhar, desse jeito, dá trabalho ) ! [03, 28, 53, 78]

Bela dica de manutenção BBB Pirex!!!Mais é importante realmente ter conhecimento básico se não já viu né. [04, 29, 54, 79]

opa, bacana!!
e a propósito, existe algum cuidado para motos com ABS?? [05, 30, 55, 80]

Sempre acompanho teu blog e gosto bastante das dicas. Fico a imaginar uma viagem de moto pelo Sul do Brasil, pois teus comentários (e fotos!) atiçam a imaginação e a vontade! Parabéns pelo Blog! [06, 31, 56, 81]

Pirex,

Você instalou pastilhas HH, que são metálicas e possuem excelente poder de frenagem, além de serem mais duráveis.

O problema é que, em teoria, elas desgastam muito o disco de freio e por isso minha preferência pessoal até agora é por pastilhas orgânicas, geralmente formadas por compostos de aramida (a fibra do Kevlar) porque não desgastam os discos, embora, também em teoria, possuam menor poder de frenagem.

De vivência prática, posso dizer que acabo de iniciar meu terceiro jogo de pastilhas traseiras, sempre orgânicas, e o disco permanece liso (as dianteiras ainda são originais, que não sei de que tipo é). A questão é se vale a pena fazer isso na roda dianteira, muito mais exigida nas frenagens mais fortes, e por isso deixo aqui a abertura para trocarmos opiniões e experiências.

Minha preocupação é financeira, de preservar os discos da F800GS, que são caros demais, como quase tudo na moto. Mas estaria abrindo mão do poder de frenagem maior das pastilhas metálicas, detalhe que na roda dianteira é fundamental.

Então fica a questão: qual a melhor escolha? Posso afirmar na prática que as orgânicas desgastam pouco ou nada os discos, pelo menos os traseiros, mas não tenho como comprovar se a diferença de frenagem em prol das metálicas é real ou não. Se a diferença não for tão grande, a opção pelas orgânicas seria melhor por economizar os discos. Mas se a diferença de frenagem for gritante, a preservação da vida supera a questão financeira.

Se algum dos colegas/leitores possuir experiência prática no caso, se já experimentou uma coisa e outra, mande seu comentário.

Um abraço a todos,
Gilberto Barreto Filho [07, 32, 57, 82]

Obrigado pelo post Piréx ! Sempre legal ver um DIY e que não é um bicho de sete cabeças.

Abraços.
Pedro Martins. [08, 33, 58, 83]

Grande Pirex, mais um belo artigo.
Tu é um grande incentivador das Motorrad. Ano que vem vou trocar minha Strom. Quem sabe eu não venha a subir numa Motorrad.
Abaço! [09, 34, 59, 84]

Opa!!
Vamos nessa.
Se eu ganhar, já tá marcada a troca das pastilhas lá na tua oficina caseira.
Levo a carne e a ceva, e enquanto tu troca as pastilhas eu bebo a cerveja, fechado? [10, 35, 60, 85]

Opa! Estou sempre por aqui acompanhando as aventuras e achei a matéria bastante proveitosa.
Me adiciona nesse sorteio aí, vai que…
Abs, [11, 36, 61, 86]

Bom, acho que essas pastilhas serão minhas!!! Então aqui vai minha postagem!!! : ^ ) [12, 37, 62, 87]

Parabéns Pirex!
Vou até dar uma olhadela nas pastilhas da catarina!!!
Um abrax [13, 38, 63, 88]

Essas pastilhas são muito boas, mas eu prefiro Valda. São ótimas para dor de garganta. kkkkkkkkkkkkkkkkkk. [14, 39, 64, 89]

Muito bom este post…
Ainda mais por estar na hora de trocar as pastilhas da Fat.
Parabéns brow..

Abração [15, 40, 65, 90]

Se tiver as ferramentas certas no alforges e acesso a internet, é só link esse site e o problema será resolvido, rsss.
Boas dicas Pirex, Parabéns pela iniciativa e paciência de escrever seus artigos com tamanha riqueza e conteúdo.

Abraços, aproveitando, boas festa pra ti e toda família.

Vidal [16, 41, 66, 91]

Grande Mestre,

aí está uma coisa que gostaria de fazer, um curso de mecânica básica para não correr o risco de ficar na estrada por alguma bobagem ou desconhecimento…

…ainda tenho que descobrir se tem algum aqui pela cidade…

Agradeço a chance de poder concorrer ao sorteio das pastilhas, mas no caso da Intruder deveria chamar apenas de “drops” em comparação com as suas motos…

Abraço,

Ovelha [17, 42, 67, 92]

Yorra, esse martelo de orelha aí ficou ruim kkkkk!!! [18, 43, 68, 93]

Matias:
Na F 800 GS o sensor do ABS não atrapalha em nada (só precisei removê-los, dianteiro e traseiro, para a troca dos pneus).

Gilberto:
Concordo totalmente contigo. Também não sei qual é o tipo que a BMW coloca na fábrica, mas para meu perfil de pilotagem (pouco agressivo) certamente a exigência das pastilhas não é tão grande que seria obrigatório escolher a HH. Um conhecido trocou os discos aos 60.000 km, então vou monitorando os meus até lá (na hora de trocar, uma alternativa interessante é comprar pela internet: o preço da concessionária deve ser impagável).

Dedé:
Já trabalhei por muito menos que o almoço. Venha com a carne, as geladas e as pastilhas e faço o serviço. Já aviso de antemão que eu bebo durante o expediente (mas acho que já sabias disso).

Airton:
É o martelo que a casa oferece… Poderia ser uma pedra, bem pior (ou não).

Todos:
Para agilizar o processo, todos ganharão 4 números.

Abraços, obrigado pela participação e boa sorte!

Prezados:

O primeiro prêmio da extração 04825 foi para o bilhete 10.352 – então o sortudo dessa vez foi o Fred, que deve escolher uma pastilha no site da Tedesco Motors e deixar um comentário aqui com o link.

Abraços a todos e até a próxima!

Grande Piréx,

que presentão de natal que você me deu, hein?

Segue o link:

https://www.tedescopneus.com.br/HORNET-600-C-ABS—FA174HH—TRASEIRA/prod-1523360/

Você quer que deixe o endereço aqui também ou eles me enviarão um email solicitando os dados?

E pode deixar que vou tentar fazer um tutorial (nunca será do nível do seu – hehehehe), ensinando a trocar as pastilhas da hornet também.

Muito Obrigado!

Abraços e Feliz Natal!

muito bom!
Tá de parabéns Pirex!!!

Fred, enviamos hoje sua pastilha conforme o rastreamento abaixo:

http://websro.correios.com.br/sro_bin/txect01$.Inexistente?P_LINGUA=001&P_TIPO=002&P_COD_LIS=PG850301209BR

Obrigada a todos os leitores e participantes do sorteio!

Atenciosamente

Gabriela Mayoral Tedesco

Gabriela e Piréx,

novamente muito obrigado a ambos. Assim que chegar comunico a vocês.

Abraços

Piréx e Gabriela,

acabei de receber as pastilhas!!

Muito obrigado mais uma vez!!!!

Abraços

Muito bom artigo, tchê!

Parabéns, show!

Boa reportagem, como sempre, Pirex !

Abraços

boa ajudou muito

Obrigado, Sguissardi, Jean, Fernando e Samuel.

Abraços!

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