Harley-Davidson Fat Boy: rolamentos, alforges e comando avançado


Depois de quase duas semanas, enfim o perrengue do rolamento quebrado foi resolvido – ou pelo menos é o que espero. Conversando com outros proprietários de Harley-Davidson, descobri que esse mal não assola somente as Softails, uma vez que os rolamentos de várias Sportsters e Dynas também entregaram os pontos antes dos 15 mil quilômetros.

As hipóteses levantadas para o problema são muitas – subdimensionamento, má qualidade, vedação imperfeita – e é difícil atestar o que realmente está causando essas quebras em massa; o certo é que, pelo menos no meu caso, o rolamento se desintegrou sem aviso prévio. É possível que ele já estivesse comprometido e o pneu traseiro furado tenha sido a gota d’água, mas nestes 20 anos de motociclismo eu obviamente já furei outros pneus e nunca tinha passado por situação semelhante.

Seja como for, fica a sugestão aos proprietários de H-D (especialmente dos modelos 2008, aparentemente os mais problemáticos): redobrem a atenção. Uma boa forma de descobrir se o rolamento está no fim da vida é observar se ele está gerando, durante a pilotagem, um ruído anormal (até mesmo durante o estacionamento na garagem, com o motor desligado, é possível ouvi-lo “roncando”). Em caso de dúvida, vale a pena investir menos de R$ 80, substituir todos os 4 e dormir tranquilo.

Rolamento Fat Boy

Cubo Fat Boy

Para não compartilhar apenas más notícias, aproveito o ensejo para recomendar dois profissionais: o Nando, da Seven Custom Cycles, que está sempre à disposição para esclarecer as dúvidas, orientar e discutir a melhor forma de entregar o produto aqui no Brasil, e o Éder, da Rosa Negra Alforjes, que – entre outras coisas – me entregou as malas instaladas na moto.

Apesar da substituição das plataformas que originalmente equipam a Fat Boy não ser um consenso (alguns proprietários fazem o caminho inverso, substituindo pedaleiras por plataformas em suas motos), eu fiquei bastante satisfeito com o resultado: a posição de pilotagem ficou perfeita, as pedaleiras não raspam no chão com facilidade e o engate das marchas não foi prejudicado. Ainda há um acessório que avança mais as pedaleiras, mas o filtro de ar certamente atrapalharia o uso do pedal do freio.

No caso das malas laterais, a mesma falta de consenso – há quem ache que embeleza a moto e há quem não as utilize nem sob tortura – permeia as discussões; de meu gosto, a moto sem muitos acessórios fica mais bonita, mas não posso nem pensar em viajar algumas centenas de quilômetros com uma mochila nas costas. Minhas duas únicas preocupações foram resolvidas plenamente: os parafusos do sissy bar destacável serviram para fixar os alforges e o seu interior se manteve seco mesmo sob uma chuva torrencial.

Comando avançado Fat Boy - Lado direito

Comando avançado Fat Boy - Lado esquerdo

Alforge Fat Boy - Exterior

Alforge Fat Boy - Interior

Próximos passos: Power Commander, radiador de óleo e para-lama traseiro.

34 Comentários

Grande Piréx: há coisas realmente difíceis de aceitar. E uma delas, sem dúvida, é o fato de marcas de renome mundial arriscarem seu prestígio e a confiança (e até a vida!) de seus clientes em erros grosseiros, cada vez mais causados por aquisição de peças e componentes de preço baixo e qualidade duvidosa para engossarem alguns dólares nos lucros de seus balanços.

É até compreensível que marcas low price (como Shineray, Dafra, Traxx, etc) arrisquem o uso de componentes que priorizam o baixo custo em detrimento da qualidade. Mas a Harley Davidson fazer isso em produtos com o prestígio (e o preço!) da sua marca é inaceitável.

E o pior é que isso não é um caso isolado da Harley Davidson. Se nos lembrarmos do recente (e rumoroso) caso dos Toyotas (e de tantos outros recalls da indústria automobilística), podemos concluir que o caso talvez seja mais grave do que se imagina.

Kleber Diabolin.

Tchê, mas que barbaridade.
Concordo com o KD. Mas que bom que nada aconteceu de mais grave devido a esta bronca toda. Só o susto e uns $.
Mas vem cá, nos próximos passos não diz nada quanto a “flamejaaaaaantes” na moto. Acho que deveria ser prioridade!!! Bacana os “alfajores”. Acho que tem espaço praquele rolamentinho reserva básico, né?! hehe.
Moto abraço e boa chuva para todos.

Vc comprou uma HD “made in China”!!!

EL GDM

Fico feliz com a notícia da solução do problema dos rolamentos, Cássio. Tomara que nenhuma outra surpresa dessas surja no futuro.

Gostei muito das pedaleiras!

Abraço!

KD:
Concordo plenamente. Façamos uma conta rápida: foram emplacadas, segundo a FENABRAVE, 790 unidades da Fat Boy em 2008 (talvez algumas 2008 tenham sido vendido em 2007 e outras 2009 ainda em 2008, mas a conta aproximada deve ser essa); se elas tivessem sido chamadas para um recall, o custo seria (no pior caso: esse é o preço de varejo) de R$ 56.880 para trocar os 4 rolamentos de TODAS as Fats problemáticas (se o caso se restringir mesmo aos modelos 2008) em circulação – certamente um valor muito inferior ao investido na maioria das campanhas de marketing que a H-D patrocina, imagino, e com um resultado altamente positivo.

Alessandro:
Nada mais grave aconteceu por pura sorte. Se a roda tivesse travado, certamente o problema seria bem maior. E as labaredas vou deixar para o nosso amigo diabólico e sua futura RK.

GDM:
Será? Vou dar uma olhada nas peças para ver o “made in” 😀

Michel:
Eu também espero. Chega de surpresas.

Abraços!

Sic.

Você já acha que seria necessário um mega recall?

E se apenas faltou, naquele dia, peças para sua moto e buscaram num outro fornecedor?

E se esta peça foi mal tratada durante o processo de construção e bateu aquela estatística 1:100.000 pra ela?

HD é uma lenda…

EL GDM amolando

Se fosse só a minha moto, GDM, seria um problema pontual – mas não é. São várias Sportsters, Dynas e Softails. Certamente não é uma em cem mil.

Abraço!

Fala Pirex, gostei muito das pedaleiras, particularmente achei bem melhor que as plataformas. Abraço !

Na minha opinião, são melhores funcional e esteticamente, Roger: agora já não me preocupo tanto nas curvas… Mas como eu disse no artigo, essa opinião varia de proprietário para proprietário.

Grande abraço!

Puta alforje legal! Congratulacoes!!! Abs. Fabelho.

Olha, eu tenho uma HD 883 e estou mudando para uma Bula C1500. Tenho visto e ouvido muita gente saindo da HD. Uma pena. Mais que uma marca, é uma lenda. Vamos ver…

Pirex, esses alforjes são coisa finíssima. Trabalho de primeira. Congrats!

Abraços

Fabelho:
O trabalho do cara dos alforges é de primeira mesmo – e o preço é justo.

Marcos:
Pois é… Esse tipo de problema impacta tanto na imagem da marca que não entendo como ainda não existe uma ação para minimizá-lo.

Abraços!

Tive uma FX 2007,muitos problemas,dentre os quais vazamento no motor aos 1.300km, isso me deu o disprazer de deixar a HD por uns 25 dias na izzo Av.Bandeirantes. Atualmente possuo uma Fat 2008, tive o mesmissimo problema e a moto ficou por uns 5(cinco)dias tb. lá.Para qual surpresa, agora são os já comentados rolamentos que estão dando o ar da graça, ou seja, roncando pra cara…`´E lamentável que uma empresa c/110 anos de nome a “zelar” não se posicione diante de tais reclamações.Como ficamos nós consumidores que investimos pesado no nosso tão sonhado “brinquedinho”.

Nilo, foi exatamente isso que me martelou (e martela) na cabeça durante muito tempo: vale a pena para a imagem de uma empresa economizar os poucos reais de um recall? É difícil de entender…

Grande abraço!

Pirex, me informe a respeito de uma DUVIDA!!!!!!!!!!!! Fiz negocio com o Sr. Eder Rosa, comprei um par de alforge da empresa Rosa negra alforges, isto ocorreu se faz 20 dias e ate o momento nao recebi a mercadoria, ja emiti o pagamento e me prometerem entrega no ato da confirmacao do pagamento $ 900,00. Me disse que o prazo seria de 5 a 15 dias pelo sedex, depositei na sua conta mas ate o momento nadaaaaaaaa. Eu moro em Lagoa da Prata, minas gerais. Onde esta a seriedade nos negocios.

Eu vi uma nota sua a respeito de alforges roda negra e oproveitei solicitando sua ajuda, possivelmente voce conhece a empresa e pela sua forca seria uma grande ajuda.

Obrigado pela atenao.

PHD Carlos Reis

Carlos, conversei agora há pouco com o Éder e ele me disse que teve um problema em uma máquina e esse foi o motivo do atraso; ele me disse ainda que deve enviar os alforges ainda hoje. Tenho certeza que esse foi um problema pontual – o Éder é muito correto – e teus produtos seguramente chegarão às tuas mãos em breve.

Grande abraço e boas estradas com os alforges novos!

Piréx tudo bem?

Estou adquirindo uma Fat 2008 e gostei dos comandos avançados, onde compro?
Abraços.

Thiago, estes comandos que aparecem nas imagens foram comprados na Seven Custom Cycles (http://www.sevencustomcycles.net/): o Nando, que cuida das vendas, é gente finíssima e me auxilou antes, durante e depois da compra. Recomendo muito o cara e a loja.

Abraço!

Boa noite, meu caro!
A instalação das pedaleiras necessitou de adaptação?
O kit instalado foi original da FX, plugnplay, ou foi um kit aftermarket?
Abs!

Marcio, nenhuma adaptação: elas são originais, encaixam perfeitamente e usam o pezinho original – mas, se não estou enganado, essas que comprei servem apenas para as FLSTF e não para as FX***. Vale a pena consultar o site da H-D para verificar qual pedaleira é a adequada.

Abraço!

Olá Piréx, tranquilo? Gostaria de saber se é possível colocar esse comando avançado em um Road King Classic!

Tenho 2m de altura e tenho a impressão de que as pedaleiras originais da RK são, inclusive, mais altas do que as da Fatboy.

Grande abraço.

Marcelo, eu comprei esse comando avançado pelo mesmo motivo: as plataformas da Fat são desconfortáveis para alguém alto. O site da H-D diz o seguinte sobre a compatibilidade do modelo que tenho:

Fits ’07-later FLSTC, FLSTF (except FLS and FLSTFB), FLSTN, FLSTSB, and FLSTSC

Grande abraço!

Boa noite meu caro Piréx, qual é o saca rolamento (extrator) recomendado para sacar o rolamento 6205 traseiro da roda da fat boy 2009 e onde enconto para comprá-lo?

Abraços

Isaac, existem vários extratores de rolamento no mercado, outros tantos feitos em casa e certamente consegues comprar ambos pela internet; eu não cheguei a adquirir nenhum deles – e por isso não sei indicar qual é o melhor – por que os rolamentos da minha Fat se desmancharam e foram retirados aos pedaços, mas já vi o pessoal dos fóruns reclamando que é difícil tirar sem estragá-los. Por todos esses problemas, acabei deixando esse tipo de manutenção para um mecânico de confiança.

Forte abraço!

olá,como posso adquirir comando avançado para fat 2013?
obrigado…

Celio, eu comprei o meu do Nando, da Seven Custom Cycles. O atendimento do cara é nota 10. Recomendo.

Abraço!

As pedaleiras são invejáveis; ficaram maravilhosas. Parabéns!!!!!

Abraço.

CLEOFAS:

Além de bonitas, essas pedaleiras são excelentes.

Grande abraço!

Amigao adorei o comando avancado, preciso muito fazer isso na minha! tenho 1,87 e acho que a posicao vai melhorar muito.
Voce comprou as pecas aqui ou importou?
Abraco!

Rodrigo, comprei esse comando na Seven Custom Cycles (http://www.sevencustomcycles.com/). Meu caso era o mesmo que o teu, sou alto, e esse comando resolveu muito bem.

Abraço!

Boa tarde. Tenho uma hd dyna 1600 2009, com 18.000 km. Numa viagem ontem, 05 de setembro de 2015, rodava a 130 km/h quando a polia da correia soltou do cubo, retorcendo e arrancando todos os cinco parafusos. Já pesquisei outros casos similares. Tô preocupado em substituir e arrancar de novo. Seria aconselhável recuperar o cubo e a polia reforçando a fixação? Obrigado.
André

Andre, o mecânico que analisou meu caso concluiu que o rolamento foi quem não aguentou a carga da correia e o resto foi consequência disso (outros casos semelhantes apontaram para um rolamento de má qualidade na vedação, que permitiu a infiltração de água e o desgaste precoce). Na minha opinião, o melhor seria que um mecânico da tua confiança analisasse o problema para entender o que deu errado para, a partir disso, aplicar uma solução baseada no que realmente causou o problema.

Abraço!

Eu também acabei de ser vitima, desta verdadeira armadilha da Harley Davidson, a minha Fat Boy ano 2008, estourou o rolamento traseiro na entrada de uma curva, para segurar a moto tive que mudar a trajetória por sorte não havia transito na pista contraria. A Harley deveria ter feito um recall desta mer… que eles chamam de rolamento original HD.

Chagas, para mim também é incompreensível que a H-D não tenha feito um recall quando perceberam a quantidade de problemas nos rolamentos. Na minha opinião, o descontentamento dos proprietários saiu infinitamente mais caro que substituir rolamentos de R$20.

Abraço!

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