Troca de óleo da BMW F 800 GS (36.500 km)


Deixei a preguiça de lado no último final de semana e troquei novamente óleo (Motul 5100 10w40) e filtro (Athena) da GS: a mudança no comportamento do motor é tão perceptível que dá vontade de fazer o serviço mais frequentemente; como não sou especialista, preciso seguir quem entende do assunto – e mesmo assim, dependendo da fonte que se consulte, a recomendação é para usar até 10.000 km. O óleo que saiu do motor segue com bom aspecto, ainda viscoso, e não há sinal de desgaste precoce das partes móveis.

Trocas (fora da concessionária) anteriores:

6 Comentários

Olá Pirex,
Fiquei na dúvida sobre sua percepção no comportamento do motor. Você trocou a marca de óleo ou a sua especificação ? Já notei isto com o carro. Aproveitando o assunto de lubrificantes, acho que você disse em outra ocasião que usa óleo 90 na corrente de transmissão. Dias atrás lubrifiquei a corrente da minha com spray da Motul, porém achei que ficou muito pegajosa, e acredito que talvez seu uso seja melhor para pistas, e não para o dia-a-dia e em algum eventual off-road. Dos sprays (que são mais fáceis de aplicar), você tem algum a recomendar ?
Valeu, abraços !

Com certeza!!
O manual está p ser trocado a cada 10.000km
A concessionária fala em 5.000km
comprei uma GS-650 com 3.000km rodei 2.000km e já estou sentindo diferença no motor! e nem está calor!!
-Más uma moto muito boa!, dirigibilidade e equilíbrio ótima.
Único detalhe: esquenta muito! no frio está ótima, vamos ver no calor…
Abçs.

Fernando:
Não troquei de marca nem de especificação: essa minha impressão certamente tem a ver com a diferença entre o óleo utilizado por 5.000 km e o novo, com as suas propriedades de lubrificação no máximo. Em teoria, apesar dessa impressão, o óleo usado (na quilometragem recomendada pelo fabricante do motor) deve continuar com as propriedades mínimas necessárias para proteger o motor.

Sobre o spray, também acho que ele é pegajoso demais e tenho um Motul Offroad (já usei o Factory Line no passado). Ele dura mais na corrente (e junta mais sujeira, consequentemente) e normalmente carrego comigo em viagens, quando é mais chato levar o óleo 90 e uma escova de dentes para aplicar. Outro benefício do óleo 90 é que ele sai mais rápido e isso me obriga a manter a corrente limpa para voltar a lubrificar (ainda uso a relação original, o que prova a qualidade da lubrificação do óleo 90). Se for para usar algum produto específico, minha opinião é que um da Motul, Offroad ou Factory Line, seria a melhor escolha (eu já usei outros produtos, como graxa branca, e não recomendo).

Helio:
Aqui no inverno do RS esse calor do motor é bem-vindo, mas no verão…

Abraços!

Fala meu camarada …. Recorro mais uma vez a sua ajuda … rsrsrs. Tô ficando cada vez melhor em arrumar problemas com minha BM … e recorrer aos amigos da internet. Dessa vez, foi sério o negócio. Parei pra abastecer e esqueci de fechar a tampa do combustível. Resultado: dei uma pernada quebrando a tampa que foi parar longe. Verifiquei na CC daqui do Rio.. R$ 800,00 o conjunto todo.. Porra.. Uma facada rsrsrs.. No Ebay sai a quase R$ 700,00. Achei um link no ML que vende a R$ 350,00 (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-685930242-tampa-de-tanque-de-combustivel-motos-bmw-_JM). Vendo visualmente eh idêntica, perfeita. Minhas dúvidas são duas: como utilizar a chave original, acredito que não seja difícil. A outra dúvida seria se eu consigo sacar a fêmea do tanque, onde entraria essa tampa. Alguma luz? Na sua opinião, o que vc faria? Original a 800 pilas … ou essa do ML a 350? Abraço.

Rafael, minha única restrição a esse tipo de compra é o mercado de peças roubadas: sempre que vejo alguém vendendo várias, dou uma pesquisada para saber de onde vieram. Neste caso específico, me parece que o cidadão compra motos batidas e as recupera ou vende as peças; por uma coincidência enorme ele é aqui de Porto Alegre e outros proprietários já estiveram na casa dele e disseram que as peças foram realmente adquiridas de forma legal.

Abraço!

Sempre troco aos 5.000 km.

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