Rota: Porto Alegre / Terra de Areia / São Francisco de Paula / Taquara / Novo Hamburgo / Porto Alegre
Distância percorrida: 380 km
Apesar da cara amarrada do tempo na manhã de hoje, resolvi subir na moto e atravessar o novíssimo Túnel Morro Alto na BR-101. Aproveitando o ensejo, me programei para seguir adiante e passar também pelos túneis da RS-486 (Rota do Sol) e decidir nos Campos de Cima da Serra por onde voltar.
Depois de tanto reclamar aqui no blog do trecho gaúcho da BR-101, finalmente vou poder elogiá-la: exceto por uma ponte após o acesso (no sentido sul/norte) da Rota do Sol, os 90 km que separam Osório de Torres estão duplicados e em ótimas condições; a RS-389 (Estrada do Mar) que era a alternativa à esburacada “briói” agora passou a ser apenas mais uma estrada da região.
Como eu imaginava, o Túnel Morro Alto é digno de nota: adequadamente iluminado, sinalizado, ventilado, com sistema de som e anti-incêndio… Coisa de primeiro mundo, bem de acordo com as novas condições da BR-101 no Rio Grande do Sul. Já que eu subiria a Rota do Sol, na saída do túnel me preparei mentalmente para encarar os buracos que há muito incomodavam os usuários da RS-020 entre Tainhas e São Francisco de Paula e tive uma grata surpresa: aquele trecho está um tapete e nem de perto lembra o queijo suíço de poucos meses atrás. Adiante de São Chico a 020 segue em boas condições, mas a ausência de acostamento e o trânsito de veículos pesados (tratores, inclusive) exige atenção redobrada.
Fica a dica: a rota dos túneis vale uma motocada.
TESTANDO BASTANTE A MOTO NÉ ?!?!?!?!?
Tara
Parede de hortênsias ficou “malvadão” pra carai…
Ta boa demais essa estrada, hein? Show de bola a motocada, as fotos e o vídeo.
Na boa, Piréx: na saída do túnel pensei que tu tinha comprado um terreno. Aquela viradinha da câmera foi de matar! Xou de buela o registro! Tunelzão de primeiro mundo, mesmo. E o André tem razão: as hortências estão muuuuuuuuuuuuito meigas…
Baita abraço.
Muito bom, a 101 ainda não está totalmente pronta, mas o asfalto está uma beleza hein ?
Ps.: Essa técnica da virada de câmera não é pra qualquer um hein ? KKKK
Abraço.
Tara:
Dessa vez eu quero ir e voltar rodando… Chega de ficar pelo caminho. Se acontecer novamente, eu vou comprar uma Garelli (se for o caso, pelo menos tem os pedais).
André:
As estradas estão 10. Realmente me surpreendi.
KD:
Gostaram das hortênsias, não foi? Pois eu registrei a cena justamente pensando em vocês descendo a serra com roupas de couro e gritando (como diria a Lika) “ai que liiiiiiiiiiiiiindo”. Praticamente um Village People cover.
Roger:
Aquele trechinho que falta não atrapalha em nada. Foram tantos anos rodando na BR-101 esburacada e de pista simples que nem reclamei da ponte (que deve ficar pronta em breve, aliás).
Abraços!
Epetacular.
Ainda ontem a noite, estava revendo meu post sobre a rota do sol.
Coisa linda mesmo…
abração
Também lembrei da tua motocada, Duxo. Sempre recomendei a todos que incluíssem a Rota do Sol no passeio e a ressalva era a BR-101. Agora não é mais: só alegrias para quem quiser pilotar na região.
Grande abraço!
Salve.
1) Se estiverem te explorando demais aí no emprego público, avisa que a gente entra com uma petição (aumentativo de petiço, pra quem não é gaúcho).
2) A filmagem demonstra claramente como treme uma HD, perceberam?
EL GDM, Magnífico
Muito obrigado, elogios à BR101 aceitos e computados. A equipe agradece.
Mais uma vez, obrigado.
Quanto à tremedeira, pode ser a HD ou a mão do piloto que precisa de uma calibrada, vai saber. Coisas de idade…
Do mais, muito bem feito o registro, com o grande Frampton ao fundo. Muito bom.
Abraços
GDM:
Também pode ser o Alzheimer se manifestando. Quem disse que H-D vibra?
JH:
Beleza de trabalho no trecho gaúcho da 101.
Abraços!
Show de Bola Piréx!
Cara, essa filmagem foi feita de um ponto bem alto né? Dá para ver o teto dos carros!
Ou vai me dizer que você fixou a câmera no guidão seca-suvaco?
Tchê, passei pouco depois da inauguração oficial pelo túnel da 101. ESPETACULAR! Tá show de bola.
Na volta de Maquiné, hoje, já aviso os amigos de punho mais pesado: estão com radar a toda por ali. O trecho Oso-Torres já não é mais a melhor alternativa para passar a mais de 100 tranquilamente. Não, não levei multa pois ando dentro do limite de uma pilotagem civil e do que ouço e sei de onde andam garfando o pessoal. Ali estão com o radar tinindo. Vão na maciota. Ah, e atenção: dentro do túnel da 101 é 80 por hora. Antes e depois dele é 100. Abram o olho ali.
Bela fotos, vivente,.
Abração. A partir de 6a feira, é minha vez das motocadas em horário comercial. hehe.
Daniel:
A minha assessora para assuntos de filmagem é quem registra tudo da garupa. Não me agrada o registro em vídeo feito por câmeras fixas (no tanque, no guidão, etc), então alguém registra enquanto não abro a mão e compro uma GoPro Hero.
Mansan:
Valeu pela dica, mas como sabes eu sempre ando dentro da lei 😀
Abraços!
Muito legal teu registro e tuas fotos.
Neste último final de semana fui a capão e peguei a BR 290 e a BR 101 com minha ER-6N, realmente são excelentes.
Abraços!
Verdade, Gustavo… Dá gosto de rodar por lá. E tuas fotos no Flickr estão show de bola. Se alguém não viu, recomendo o álbum “Rio Grande do Sul”: http://www.flickr.com/photos/gbarreto/sets/72157617057291119/
Abraço!
Cara, fiquei muito a fim de fazer essa rota neste domingo.
A única ressalva que faço quanto à 101, é a sinalização noturna, pois passei por lá em 30/12, de madrugada, no sentido Osório/T. de Areia e com a estrada vazia fez falta, ainda mais pra quem sai da Free-way.
Obrigado pela informação, Vainer: eu não tive a oportunidade de passar por lá à noite. Fica o registro para quem pretende colocar esse trecho da BR-101 na sua viagem.
Abraço!